Home > Notícias > Noticias > Projeto melhora competitividade de padarias e confeitarias em 05/04/2012.

Projeto melhora competitividade de padarias e confeitarias em 05/04/2012.

 

Publicado 05.04.2012 | 18:15 em http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/13324451/ultimas-noticias/projeto-melhora-competitividade-de-padarias-e-confeitarias/

Incentivo

Projeto melhora competitividade de padarias e confeitarias

Iniciativa está em fase de desenvolvimento em cinco estados e fortalece setor frente aos grandes varejistas

Dilma Tavares




 

 

ASN
Pequenas padarias serão qualificadas para competirem com grandes varejistas

Pequenas padarias serão qualificadas para competirem com grandes varejistas

Brasília – As micro e pequenas empresas (MPE) de panificação e confeitaria terão uma estratégia para serem mais competitivas. Os pequenos negócios representam 95% dos 63,2 mil estabelecimentos do setor, mas enfrentam forte concorrência, especialmente das grandes companhias varejistas. O Sebrae está definindo modelos de encadeamento produtivo para o segmento, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC).

Os projetos-piloto da iniciativa estão em desenvolvimento em cinco estados – Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Pará – desde o fim do ano passado e devem ser concluídos até abril de 2013. A previsão é que 250 pequenos negócios e 25 grandes fornecedoras do setor participem da iniciativa.

Além da competição com as grandes empresas, as pequenas padarias e confeitarias têm dificuldades na gestão dos negócios e para atualização tecnológica. O projeto do Sebrae conta com apoio dos fornecedoras do setor, de quem as MPE compram máquinas e insumos para a produção, como o trigo, e produtos para a comercialização, como laticínios. “Há muitos fornecedores com alto grau de conhecimento e tecnologias que podem contribuir para o desenvolvimento das pequenas empresas. Eles também se beneficiam com a melhoria desse mercado”, diz a coordenadora da carteira da Indústria de Alimentos do Sebrae, Regina Diniz.

O projeto é uma das ações previstas no convênio assinado em 2011 entre as três instituições para ampliar a competitividade das pequenas padarias e confeitarias. “A iniciativa busca a ampliação de mercado para os micro e pequenos negócios. Será um processo inovador”, explica a gerente de Atendimento Coletivo na área de Indústria do Sebrae, Kelly Sanches. Segundo o presidente do ITPC, Márcio Rodrigues, as panificadoras e confeitarias representam 23% do mercado de alimentos no Brasil, com um faturamento de R$ 60 bilhões anuais. “Existem no país mais de 100 grandes fornecedoras do setor. Com a parceria, todo o sistema cresce”, avalia Rodrigues.

Na quarta-feira (04), representantes dos cinco estados envolvidos no projeto alinharam metodologias e trocaram experiências, em Brasília. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o trabalho envolverá 42 pequenas e seis grandes empresas, conforme a coordenadora de Indústria do Sebrae no estado, Débora Chagas. Segundo ela, entre as ações definidas estão capacitações técnicas e a introdução de novas tecnologias e o desenvolvimento de novos produtos.

Sustentabilidade

O Mato Grosso do Sul definiu quatro eixos de trabalho: gestão empresarial, tecnologia e inovação, saúde e segurança do trabalhador e sustentabilidade. Segundo a analista de Indústria do Sebrae no estado, Cíntia Guedes, participarão da iniciativa de 25 a 30 pequenos negócios e cinco grandes fornecedoras. As estratégias foram definidas junto com as grandes fornecedoras e se somarão às ações já desenvolvidas pelo Sebrae, como o Sebrae Mais, que promove a capacitação empresarial, e o Sebraetec, que incentiva o uso da inovação e tecnologia nos pequenos negócios.



Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

©2024 Paraiso Bolos. Todos os direitos reservados

Criação de Sites - C3dweb Agência Digital